quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Escalas Termométricas


Escala Termométrica é um conjunto de valores numéricos (temperaturas), cada um associado a um determinado estado térmico pré estabelecido. As escalas mais conhecidas são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. 



Escala Celsius
É a escala usada na maioria dos países, inclusive no Brasil. Tem como pontos fixos a temperatura de congelamento da água (fusão do gelo) sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C). É uma escala centígrada pois apresenta 100 partes.

Escala Fahrenheit 
Essa escala é usada nos países de língua inglesa, tais como os Estados Unidos. No ponto de gelo ela assinala 32ºF e no ponto de vapor 212ºF, apresentando 180 divisões.  

Escala Kelvin 
Também chamada de escala absoluta ou termodinâmica. É a escala usada no Sistema Internacional (SI) e é uma escala centigrada, ou seja, divede-se em 100 partes. Os pontos fixos são: 273K  e 373K - pontos de fusão e ebulição respectivamente. 
Zero absoluto (0K) é o estado térmico (teórico) em que não haveria agitação das moléculas.


O Termômetro


Termômetro é todo instrumento capaz de medir a temperatura dos sistemas físicos !
Os tipos mais comuns de termômetros são os que se baseiam na dilatação do mercúrio. Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.

Termômetro comum, baseado na dilatação do Mercúrio. 

Termologia: Conceitos Básicos


Termologia é a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico e mudanças de temperatura.

Para começar a estudar sobre termologia, temos que entender primeiro o que é temperatura!

Temperatura é a medida do grau de agitação térmica das moléculas de um corpo.


No corpo de maior temperatura, as partículas possuem maior nível de agitação. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fisíca

Física é a ciência que busca entender e descrever os fenômenos que ocorrem na natureza. É difícil falar qual é o campo de atuação da Física, pois ela não tem delimitações e está sempre em contínua evolução, buscando descrever e desvendar novos fenômenos da natureza. No cotidiano, por mais que passem despercebidos, os fenômenos físicos estão sempre presentes. A Física, de um modo geral, está presente em todas as atividades do homem. 

A palavra Física vem de um temo grego physiké, que quer dizer natureza. Esse termo indica a maneira pela qual a física surgiu, que foi com a preocupação de se estudar e compreender os fenômenos naturais. 

Com o passar dos anos e com a evolução científica, a física ganhou muito destaque em relação às outras ciências e seu campo de estudo teve uma incrível evolução. Com a expansão dos estudos e as novas descobertas, os cientistas sugeriram uma divisão de áreas dentro da própria física, de forma que cada área englobasse os assuntos que apresentassem propriedades semelhantes e que pudessem ser relacionados por e descritos por leis comuns. Com isso surgiram os seguintes ramos da física: 

Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos. 

Calor: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos. 

Movimento ondulatório: é o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda. 

Óptica: é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos, como a formação da imagem. 

Eletricidade: é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos. 

Física Moderna: esse ramo estuda os desenvolvimentos ocorridos na física do século XX. 

No estudo da física essa divisão surgiu para melhor compreender os fenômenos estudados, tornando o estudo mais fácil e com melhor compreensão do que acontece em nossa volta. 
Ao abordar cada assunto deve-se levar em conta a origem de cada tema estudado, seus precursores, ou seja, aqueles que foram os primeiros a estudarem o assunto. Assim como nas outras ciências, na física não se deve fazer com que o aluno decore equações, muito menos os conceitos, é necessário fazer com que ele entenda os conceitos físicos e os associe com o mundo que ele vive, compreendendo como as coisas funcionam no contexto físico.

Quem Somos Nós ?

Somos estudantes do 2*ano ''B'' do Colégio Objetivo. Nosso grupo é composto por Carolina Ribeiro, Jamyle Terceiro,Andriely Sabini, Bruno Marques, Karim Abdo e coordenado pelo professor Tarso, O Mago da Física, que nos proporcionou essa ideia de criarmos esse blog para facilitar nosso aprendizado durante todo o ano e juntos aprimorar e compartilhar nossos conhecimentos sobre a Física.